4 dicas para Marketing Político

Postado por Republicana

Marketing Político

Com o avanço das tecnologias e acesso facilitado às redes sociais, o meio político nunca pensou tanto no marketing como nos dias atuais. O marketing político deixou de ser horários na TV e entrega dos famosos santinhos, mas agora, passou a ser ações planejadas, estratégicas e com especificações de público-alvo.

Manter os políticos e eleitores informados sempre foi uma missão complicada. Porém, com o avanço dos canais de comunicação, usá-los com sabedoria se tornou uma grande ferramenta.

Como rápido exemplo, você se lembra em quem votou nas últimas eleições? Sabe o que eles estão fazendo? Se uma das respostas for “não”, é possível que seu candidato não esteja divulgando corretamente suas ações.

O marketing político é uma série de técnicas de publicidade para manter o político ligado ao seu público. O eleitorado sempre bateu na tecla da transparência e da cobrança dos seus políticos, e hoje, com as redes sociais em todos os cantos do mundo, a cobrança e o acompanhamento são diretos.

Além da prestação de serviços e contas ao seu público, as redes sociais e a comunicação podem ser usadas como parceiras para angariar novos eleitores para as próximas eleições. Algumas estratégicas são essenciais:

Ser reconhecido por uma bandeira

Ter uma marca é de extrema importância para o político. Repare que cada vez mais observamos candidatos com áreas específicas, por exemplo, defensores dos animais, professores, policiais, etc.

Independente da área, ter uma é se conectar mais facilmente com seu público e demonstrar seus interesses.

Ter um grupo de apoiadores

Reunir pessoas que estão a fim de somar e lutar junto com o político é essencial. Hoje, isso é possível através dos grupos de WhatsApp e Facebook, que permite que as pessoas se reúnam, a qualquer horário e a qualquer dia.

Uma estratégia boa é, aos poucos, juntar os eleitores e criar uma verdadeira comunidade junto com o mandato. Essa comunidade é quem irá defendê-lo e espalhar as boas notícias para outras pessoas.

Conteúdo é de extrema importância!

Seja vídeo, foto ou texto, publique! Alimente suas redes sociais e canais de comunicação com vídeos opinativos, fotos de trabalhos, cards informativos de conquistas e textos sobre assuntos relevantes e do interesse do seu público.

Com isso, ao menos três objetivos serão alcançados: Informar e ensinar seu público sobre temas e projetos. Propagar sua imagem e alcance através de curtidas e compartilhamentos. Aumentar sua comunidade e grupo de pessoas que o apoiam e o seguem.

Use e abuse das redes sociais

O Brasil é um dos países com mais internautas no mundo, em qualquer rede social, quase metade da população terá acesso de alguma forma. Converse com essas pessoas de uma forma próxima, simples e que elas se sintam próxima de você.

Assim como falamos acima dos conteúdos que você pode entregar, os faça pensando nas redes sociais.

ANÁLISE E MARKETING POLÍTICO NA FACULDADE REPUBLICANA

Essas foram apenas algumas dicas sobre marketing político, porém, esse é um assunto muito amplo e que necessita de tempo de estudos e aprofundamentos.

A Faculdade Republicana é especialista em assuntos políticos e está com sua pós-graduação aberta, inclusive para o curso de Análise e Marketing político. Não perca essa chance e inscreva-se já clicando aqui.

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