Notícias

Alunos da Republicana fazem doação para instituição comunitária no Distrito Federal

21/11/2023
Alunos Faculdade Republicana fazem doação para Comusa em Samambaia

A gente sabe que tudo ficou ainda mais difícil com a chegada da pandemia da Covid-19 e a Faculdade Republicana Brasileira entende a importância de estar por dentro das necessidades e demandas da comunidade. Por isso, decidimos ir além! No último domingo (30), os alunos da disciplina Indivíduo e Sociedade, do curso de Ciência Política, se mobilizaram para ajudar o Conselho Comunitário de Mulheres de Samambaia (Comusa), uma instituição sem fins lucrativos da cidade, que ajuda famílias que estão na extrema pobreza e que foram diretamente atingidas pela pandemia.

O professor Fábio Vidal, coordenador da Faculdade reafirma o papel da academia na sociedade. “Aqui na Republicana a gente entende que a faculdade tem uma proposta de impacto social, então não basta participarmos de projetos da nossa comunidade acadêmica. Nós precisamos impactar a sociedade como um todo. Essa ação mostra que, para além do conhecimento teórico, é possível aliá-lo à prática. Por meio dessas atividades que a gente mostra a realidade e também alia esses dois tipos de conhecimento”, conta.

Joane de Matos é uma das integrantes do Comusa e contou a importância da ação social para a instituição. “Hoje atendemos um grupo de aproximadamente 400 pessoas. Então toda e qualquer doação é importante para nós conseguirmos ajudar essas famílias, especialmente no período da pandemia, que é quando temos uma grande procura por alimentos”, explicou.

Os alunos que participaram do projeto contaram que a ideia de ajudar uma instituição surgiu dentro da sala de aula, enquanto o professor José Antônio Rodrigues explicava sobre as organizações da sociedade civil. A partir daí, eles decidiram ajudar um grupo que já desempenhasse esse trabalho. O estudante Walace de Brito, dividiu a experiência de ajudar quem mais precisa: “A pessoa que doa e faz parte desse trabalho se fortalece. Nos sentimos mais humanos e capazes em ajudar o próximo. Isso contribui tanto na vida de quem recebe, quanto na vida de quem ajuda”, concluiu.

Texto: Gabbriela Veras - Ascom Faculdade Republicana

Foto: Carlos Gonzaga