Alunos do 5º semestre do curso de Ciência Política da Faculdade Republicana estiveram na quinta-feira (12) no Instituto Social BIM, em Luziânia (GO), realizando ação social com pessoas na melhor idade. A iniciativa faz parte do projeto de extensão da disciplina Planejamento e Gestão de Projetos Públicos, ministrada pelo professor Paulo Marques.
O momento especial proporcionado pelos acadêmicos em parceria com o instituto foi alusivo ao Dia das Mães e contou com sorteios e entrega de presentes. A presidente do ISBIM, Dondinha Santos, destacou que a presença dos graduandos tem sido muito importantes para os idosos. "Sinto que eles estão muito mudados, com as expectativas mais positivas e muito mais felizes. Agradeço a Republicana por esse olhar para o social", disse.
Os estudantes têm prestado apoio às atividades do ISBIM ao longo de todo o semestre. Em ação anterior, foram ofertados cuidados com a pele dos idosos. Já nos próximos dias, os acadêmicos ministrarão uma palestra sobre o mercado de trabalho para a melhor idade.
"As ações e palestras que estamos desenvolvendo são voltadas a temáticas como a cidadania, a qualidade de vida na terceira idade, os cuidados com a pele, a alimentação e a saúde", explicou Cíntia Sacramento, aluna da Republicana. "São pessoas que têm suas necessidades e quando elas apresentam isso para nós, temos a oportunidade de levar adiante e apresentar às autoridades", completou o aluno Robson Santos.
Na avaliação dos idosos assistidos pelo projeto, a presença dos acadêmicos tem sido benéfica e garantido benefícios a todos. "Esse apoio é tudo para o nosso instituto e os alunos da Republicana estão nos trazendo muito conhecimento. Se como universitários eles já fazem um trabalho tão bom, tenho certeza que serão profissionais de excelência", declarou Fátima Nascimento, representante dos idosos.
O ISBIM fica localizado no Jardim Ingá, em Luziânia, região do Entorno do DF. A instituição, que inicialmente atendia apenas crianças de famílias carentes, hoje atende pessoas de todas as idades em situação de vulnerabilidade.
Por Djan Moreno