A Faculdade Republicana realizou o workshop “Novas Tecnologias da Administração Pública”, com alunos da graduação. Em um ambiente inovador, professores e alunos mergulharam em debates enriquecedores sobre tecnologia e inteligência artificial com o palestrante Guto Ferreira, Sócio Diretor da Solomon's Brain Inteligência Crítica e Estratégica.
Para Ferreira, o evento ajudou a reforçar a importância da formação de profissionais capazes de liderar suas carreiras rumo a um futuro repleto de possibilidades ilimitadas. “Foi um ótimo evento, diferente e inovador, onde debatemos o uso das novas tecnologias pelas profissões e sobre esse impacto na vida das pessoas em geral”, disse.
Ana Sabrina, aluna do primeiro semestre de Direito, afirma que a Faculdade tem, desde o início do curso, garantido aos acadêmicos, inúmeras oportunidades de ter o conhecimento ampliado para além das aulas convencionais. “Eu adorei a palestra pois tratou de um tema super atual, que precisa ser conversado e estudado. Precisamos entender para sabermos onde podemos chegar e de que forma, já que aquilo que hoje é novidade se tornará ferremanta para nossa atuação profissional”.
O cientista político e professor da Republicana, Msc Gabriel Amaral participou ativamente do debate e ressaltou que tal momento garante aos acadêmicos um olhar diferenciado para as transformações pelas quais o mundo passa.
No workshop, Guto Ferreira falou à comunidade acadêmica sobre as diferenças na formulação e execução de políticas públicas antes e depois das atuais inovações tecnológicas, inclusive a inteligência artificial. Para Sandra Paula, bibliotecária da instituição, o debate acalorado suscitou a conclusão de que o analógico tem que aprender e acompanhar o digital tanto para evolução do profissional quanto do meio acadêmico. “Só assim desenvolvermos políticas públicas de qualidade daqui para frente”, ressaltou.
Reportagem: Djan Moreno
Foto: Carlos Gonzaga