Brasília (DF) – Os ânimos se exaltaram durante a reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, na noite desta quinta-feira (29). Mas tudo não passou de uma Oficina de Simulação dos alunos de graduação em Ciência Política da Faculdade Republicana.
Na atividade, os acadêmicos assumiram papéis de deputados, especialistas e representantes da sociedade civil, desenvolvendo argumentos sociológicos baseados nas teorias estudadas em sala de aula e defendendo seus pontos de vista, com base em cada espectro político: esquerda, centro e direita.
"Esta foi a 3ª atividade que realizamos neste sentido. Nossa proposta é trabalhar metodologias ágeis para pensar e elaborar práticas de ensino, fazendo com que o aluno coloque em prática o que aprende em sala de aula. O que nós fizemos hoje foi uma reprodução do que os alunos vão vivenciar enquanto profissionais”, explicou o professor Fábio Vidal, coordenador do curso.
Eleita pelos próprios colegas de turma como “presidente da comissão”, a aluna Isabelly Tornich fez uma avaliação da atividade. "Toda a sala se sentiu imensamente feliz na hora que o professor apresentou esse projeto. Tivemos que estudar e aprender certas palavras, certos jargões que não utilizamos no dia a dia, mas que foram muito úteis. Foi desafiador porque tivemos que ler vários artigos, assistir vídeos de comissões da Câmara, mas foi uma experiência incrível”, contou.
“A maioria dos alunos é do 1º semestre de Ciência Política e essa experiência prática é algo que fazemos aqui na Faculdade Republicana desde o início do curso”, concluiu Fábio Vidal.
A atividade aconteceu no Laboratório de Práticas Pedagógicas da IES e contou com a participação de professores, alunos e convidados.
Texto: Orestes Lobo
Foto: Carlos Gonzaga