[Brasília, DF] Durante os dias 26, 27 e 28 de maio, a Faculdade Republicana sediou a décima quinta edição do tradicional Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político, comandado pelo grupo Manhanelli Associados. O auditório José de Alencar, construído no Complexo Republicano, localizado na capital federal e inaugurado em 2019, foi responsável em sediar o evento particular, que reuniu experts de renome comunicacional, como Rita Gonçalves, Gisele Meter, Alek Maracaja, Alexandre Bandeira, Luís Henrique Romagnoli, Leandro Petrin, Fernando Alencastro, Cássia Pires Pousa e Walton Pousa Neto.
O presidente da mantenedora Fundação Republicana Brasileira (FRB), Rusembergue Barbosa, abriu alas e cumprimentou os convidados, sendo eles os realizadores e participantes do Congresso. “É uma verdadeira honra recebê-los nesta última quinta-feira de maio no (décimo quinto) XV Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político. Como presidente da mantenedora, a FRB, braço intelectual do partido Republicanos e há 15 anos ativa na conquista da educação política de Norte a Sul do país, me orgulho de mais um feito vigoroso de nossa mantida: a Faculdade Republicana. Cumprimento todos os convidados, estudantes, palestrantes e autoridades que se deslocaram para prestigiar este congresso e sair daqui mais capacitados acerca dos meios comunicacionais requeridos para pleitos eleitorais”.
Caio Manhanelli, filho do fundador da iniciativa congressual, revelou os bastidores do trâmite e assegurou: “As expectativas foram alcançadas em todos os segmentos: do ambiente físico a todo apoio que recebemos da direção, do corpo técnico e dos professores. Este suporte supriu a necessidade estrutural e certamente contamos com a décima quinta edição bem-sucedida e com sua passagem em Brasília já contando história”, destaca Caio.
Foram executadas as oficinas e palestras Reels e TikTok no Marketing Político, Mobilização e WhatsApp, Persona e Conteúdo Digital, Prestação de Contas Eleitorais, Gestão de Crise Política, Big data e eleições do século XXI, Participação Feminina na Política, Oratória, Tráfego Pago, Rádio e podcast nas eleições, Justiça Eleitoral, O bônus da atração foi a mesa redonda com a temáticas Propaganda Eleitoral e Fake-news mediada pelo moderador Valdir Pucci, diretor-geral da Republicana. Os assuntos navegaram entre Fake News desde o Direito, Direito Eleitoral e Estratégias e Pode e não Pode para a Justiça Eleitoral e foram destrinchados pelos educadores Victor Pinheiro, Leandro Petrin e Fernando Alencastro.
Para o professor Alexandre Bandeira, “esta união entre a faculdade e a equipe produtora do Congresso foi uma articulação importante que pude participar, já que além de ser coordenador do curso, também sou diretor do Distrito Federal da ABCOP - Associação Brasileira de Consultores Políticos, organização que apoia o Congresso desde o início. Decidi com o Caio Manhanelli a realização do prospecto político aqui na Republicana e está sendo um grande sucesso”, comemora.
Lorrany Silva, futura cientista política pela Republicana, que foi contemplada com um convite ao CBEEMP pela faculdade, alegou que o Congresso foi “uma experiência incrível de crescimento para o currículo profissional. Uma oficina que me chamou muito a atenção foi a de oratória, em que aprendi bastante coisa nova. Eu não teria condição de arcar com um evento desse porte, então sou grata à Republicana e espero que venham mais chances como estas por aqui”.
Valdir Pucci celebrou a maratona de atrações acadêmicas que o Congresso executou e garantiu que “a qualidade de ensino proporcionada nestes três dias é de cunho tão agregador que virou também um marco para o espaço da Republicana”, assevera o diretor.
As atrações do Congresso agradaram aos participantes e o corpo discente sorteado com ingressos exclusivos da IES.
Por Ellen Fernandes – Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB