Notícias

Dinâmicas metodológicas são promovidas em oficina de análise de stakeholder na Republicana

21/11/2023
Dinâmicas metodológicas em oficina na Faculdade Republicana

[Brasília/DF] A Faculdade Republicana, na noite da última terça-feira, 5, promoveu a Oficina de Mapeamento e Análise de Stakeholders com seus estudantes de graduação e pós-graduação no Laboratório de Práticas Metodológicas do subsolo da Republicana, instalada na Asa Sul da capital federal, junto à empresa de talentos Strategos Consultoria Política Júnior, corporação vinculada ao Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília - UnB.

Questionado acerca do objetivo do conteúdo programático, o cientista político, mestre em Sociologia e coordenador acadêmico da casa, Fábio Vidal, alegou que “a Republicana sempre se preocupou em conectar o aluno ao mercado de trabalho, e ao ouvir as demandas dos próprios estudantes, a CPA (Comissão Própria de Avaliação) da IES trouxe à realidade a dinâmica de hoje. Então quando pensamos neste tipo de ação, fomentada já em sala de aula, queremos integrar o aluno com todas as práticas de mercado externo. Mostramos a ele mais do que simples teorias. E, mais do que identificar e analisar potenciais stakeholders, o que eles aprenderam faz parte das principais tarefas em todas as consultorias do país, então podemos assegurar que estamos entregando estudantes aptos para ingressarem no mercado de trabalho”, atesta Vidal.

As atividades entre as equipes da UnB e da Faculdade Republicana incluíram uma dinâmica grupal que consistia na averiguação da PEC do Lobby, visando o prosseguimento do apontamento do que a equipe UnB já havia mapeado com elementos comuns, diretos e indiretos ao impacto social dos lobistas envolvidos com a tarefa da Republicana: interligar as seguintes características e figuras relacionadas, tais como parlamentares, instituições, empresas e etc. Os alunos da IES republicana foram elogiados pelo desempenho e pela iniciativa.

Caio Leal, presidente organizacional da empresa Jr., apresentou a trajetória da companhia para os alunos da Republicana e foi enfático quanto aos objetivos: “Os modelos primordiais de monitoramento de stakeholder envolvem lidar com os tomadores de decisão”, alega.

A Strategos foi fundada em abril de 2005 pelos próprios estudantes de Ciência Política da Universidade de Brasília – UnB. A organização é pautada no desenvolvimento pessoal e profissional de seus integrantes e desde 2014 acolhe também os alunos de Gestão de Políticas Públicas. Toda a verba recebida pelos serviços executados é destinada unicamente para aperfeiçoamento de capacitação dos membros do time, não havendo sistema remuneratório direto para os estudantes. O exercício gerou certificação de 4 horas aos discentes participantes.

Por Ellen Fernandes – Ascom FRB

Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB