Grupo teve dia voltado a doar um pouco de si e salvar vidas
[Brasília/DF] – Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, colaboradores da Faculdade Republicana foram até a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) para ajudar ao próximo doando sangue nesta segunda-feira (21).
A alegria estava estampada no rosto de cada funcionário que se dispôs a doar mais do que seu tempo, mas uma parte de si, porque a doação de cada pessoa pode salvar até quatro vidas.
A colaboradora Gabriela Alves falou sobre o quanto é importante a doação, mesmo que tenha que vencer pequenos obstáculos: “A gente vê o quanto as pessoas precisam de doação de sangue e os bancos, às vezes, não têm sangue o suficiente para ajudar as pessoas. E apesar da gente ter um pouco de medo, de aflição, mas a gente vê o quanto esta atitude pode proporcionar para outras pessoas e salvar muitas vidas”, afirma.
Já para Angélica Abder Rahman, é imprescindível ações de ajuda ao próximo “devido este período que todo mundo está passando e como tem muitas pessoas necessitando de atendimento nos hospitais é uma maneira de ajudar que necessita. É uma sensação maravilhosa, você poder contribuir para salvar uma vida”, ressalta.
Segundo a Assessoria de Imprensa do Hemocentro, a instituição iniciou o mês de junho com o estoque de sangue 33% abaixo do ideal. O valor é metade do registrado no mesmo período de 2020. Atualmente, o estoque de sangue O negativo está em nível crítico, e nenhum grupo sanguíneo está com reservas em nível adequado.
A queda das reservas é reflexo da diminuição no movimento de doadores e do crescimento na demanda por sangue ao longo de maio. O Hemocentro observou um movimento de doadores nos cinco primeiros meses de 2021 menor que nos últimos dois anos. A média entre janeiro e maio deste ano está em 142 doações por dia. No mesmo período de 2020,a média diária era de 154 doações, enquanto nos cinco primeiros meses de 2019 a média foi de 168 doações por dia.
O Hemocentro de Brasília é responsável por 100% do abastecimento da rede pública de saúde do DF, além dehospitais conveniados, como o Hospital Universitário de Brasília (HUB), o Hospital das Forças Armadas (HFA) e o Hospital da Criança.
A campanha de doação de sangue foi pensada pela Fundação Republicana Brasileira, por meio daAssessoria de Imprensa, com o objetivo de ajudar ao próximo, pois doar sangue éum ato de amor.
*Com informações do Hemocentro