Acadêmicos do 4º semestre da graduação em Ciência Política (CP) da Faculdade Republicana realizaram nesta quinta-feira (28), a entrega de alimentos e outros donativos à Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista (FALE), localizada no Recanto das Emas - DF. A doação faz parte do projeto de extensão desenvolvido pelos alunos sob supervisão do professor José Antonio Rodrigues. A IES ofertou ainda cursos profissionalizantes aos cidadãos assistidos pela associação.
MERCADO DE TRABALHO
Foram entregues vouchers para matrículas em dois diferentes cursos para apoiar a inserção no mercado de trabalho pelos cidadãos assistidos pela FALE. Os cursos serão de Captação de Recursos para ONGs e de Auxiliar Administrativo.
De acordo com José Antonio, o plano de ensino da disciplina Gestão e Planejamento de Projetos Públicos prevê a realização de uma ação social por parte dos acadêmicos. “Foi feito todo um planejamento pedagógico e acadêmico dessa atividade e após isso foi colocado em prática, buscando esses donativos e envolvendo toda a comunidade acadêmica da faculdade: professores, demais alunos e colaboradores. Os estudantes se envolveram bastante e mostraram muita competência na realização da atividade teórica, tal qual na prática com uma quantidade expressiva de doações”, explicou José Antonio.
APOIO SOCIAL
Para o coordenador Acadêmico da Republicana e coordenador do curso de Ciência Política, mestre Fábio Vidal, ao mesmo tempo em que a Faculdade Republicana oportuniza aos acadêmicos a execução prática de um projeto social que vai agregar em suas carreiras como cientistas políticos, a instituição cumpre o seu papel social ao envolver todo o corpo técnico e acadêmico em uma ação que garante apoio a inúmeras famílias.
A FALE
A Fale surgiu em 1990 em Uberlândia. A unidade do Distrito Federal iniciou suas atividades em 1994 e, sem ajuda governamental, acolhe mais de 50 adultos com HIV e a família da maioria destes, incluindo mais de 70 crianças e adolescentes. Ao todo, 47 casas dentro de uma propriedade rural na quadra 108 do Recanto das Emas abrigam os moradores do local. Boa parte destes foi parar no local devido ao abandono de familiares e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho. As residências são separadas em dormitórios de solteiros e casas de famílias. Além de doações, a FALE mantém um bazar com parte das roupas e calçados que recebe.
Há cerca de 10 anos no local, Marilene Viana é uma das coordenadoras da organização. Apesar de não ser soropositiva, também foi acolhida pela associação, junto com os filhos, após um incêndio que destruiu o barraco em que vivia em uma invasão de Taguatinga. Na FALE, conheceu o atual companheiro. Segundo relata, ainda existe muito preconceito com quem tem o HIV e a FALE é, como o nome diz, uma fraternidade, onde todos se sentem abraçados.
“Nossa presidente Jussara Santos tem um coração imenso e aqui todos somos muito bem acolhidos. Mas dependemos de ajuda, das doações das pessoas. Só temos a agradecer a todos da Faculdade por esse lindo projeto e pela ajuda que nos trouxe”, destacou Marilene.
EXTENSÃO
A acadêmica Bruna Santos disse sentir uma grande satisfação com o resultado da ação promovida. “Foi um projeto muito importante para a disciplina. Considerado um projeto de extensão por colocar em prática aquilo que aprendemos em sala, essa ação também foi algo que nos trouxe grande satisfação, pois tivemos a oportunidade de ajudar muitas pessoas. Me sinto muito feliz com esse resultado”, destacou.
Já Dionezia Carvalho agradeceu ao professor José Antônio pela condução da atividade e a todos que aderiram à campanha de arrecadação. Ela ressaltou ainda que a “corrente do bem” em apoio a FALE pode e deve continuar. “A qualquer momento é possível doar trazendo donativos aqui na instituição ou por meio de transferência bancária para a chave pix: 23.092331/0003-66.
Para Andreza Simôa, gestora de mídias sociais da Faculdade Republicana, participar do projeto junto aos alunos foi uma experiência enriquecedora. “Sem dúvidas, os moradores da FALE ficaram felizes com a ação. Mas, acredito que quem mais ganha com isso somos nós, pois fazer o bem, faz bem”.
SERVIÇO
Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista
Endereço: Chácara 11, Quadra 108, Recanto das Emas
Contato: (61) 99302-3376
Pix: 23.092331/0003-66