JurisPower mobiliza corpo discente de Direito da Republicana
A Faculdade Republicana promoveu, na última terça-feira (21), sua primeira edição do Jurispower, atividade planejada pela Instituição de Ensino Superior e aplicada pelos professores Ricardo Lima, responsável pela disciplina Direito Civil, e Paloma Alves, que leciona Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo na IES.
Os condutores da atividade afirmam que o objetivo é desenvolver nos estudantes de Direito as habilidades de peticionamento e oralidade.
O professor Ricardo Lima foi enfático quanto à avaliação de seus alunos: “Olha, estou bem satisfeito com o desempenho dos alunos. A Republicana está de parabéns por colocar em prática, não é toda faculdade que faz isso. Foi muito importante integrar estudantes do 3º semestre na parte prática de peticionar porque tem muito aluno por aí que está no 10º semestre de Direito sem saber fazer petição, enquanto os nossos estudantes da Republicana já aprendem no 3º semestre”, relata.
Segundo a professora Paloma Alves, o saldo foi positivo: “Fiquei muito feliz com o resultado, com o 3º semestre apresentando a petição inicial deles. Unimos duas disciplinas com conteúdos já abordados em sala, afinal, nós passamos as duas últimas semanas dando dicas.
Achei tão interessante a proposta que também convidei o 2º semestre que tem comigo Teoria Geral de Processo e apresentei a eles um pouquinho do que eles ainda vão estudar”, explica a docente.
Para Mirela Alves, graduanda no 3º semestre de Direito, a proposta supriu as suas expectativas “Nós tivemos a oportunidade de unir teoria à prática. Teoria do que foi apresentado pelos professores neste semestre, em que o conteúdo foi de extrema produtividade e, na prática conseguimos unir as duas matérias dos professores Paloma e Ricardo para criar nossa primeira petição. Foi interessante pegar todo o conhecimento e aplicá-lo como já fôssemos advogados”, Mirela Alvez, da Republicana.
Jurispower é uma atividade que consiste no embate acadêmico dos alunos do 3º semestre de forma a fomentar a pesquisa, a argumentação jurídica e a oralidade entre os pares. Com a condução do corpo docente vinculado a este semestre do curso, os professores promoverão a atividade, buscando, também, a interdisciplinaridade.
Por Ellen Fernandes, com informações de Djan Moreno – Ascom Faculdade Republicana