CIÊNCIA POLÍTICA OU CIÊNCIAS POLÍTICAS?
Antes de mais nada, a dúvida que permeia o público geral: afinal de contas, qual é o termo correto, Ciências Políticas ou Ciência Política?
Acertou quem apostou no termo no singular!
De acordo com o coordenador acadêmico da Faculdade Republicana, Fábio Vidal, a área da Ciência Política está atrelada a inúmeros segmentos do campo das Ciências Sociais (que acopla Sociologia, Marketing, Antropologia, Direito, Estudos da Comunicação, Administração, Contabilidade, Psicologia, Filosofia, Arqueologia e Serviço Social). Para o cientista político e mestre em Sociologia, a confusão coletiva em nomear a carreira no plural se dá por imaginarmos que há mais de um estudo político dentro da ciência estudada.
Contudo, justamente por fazer parte do conjunto de estudos acima mencionados, a categoria se aplica como uma área comum: assim como nas demais graduações em História, Filosofia, Jornalismo, Marketing e etc.
Dúvida sanada? Em reforço para fixar, a Ciência Política éuma das principais linhas de estudo do abastado campo das Ciências Sociais ou Ciências Humanas, ao lado de Geografia, Arqueologia, Psicologia e outros.
O QUE SE ESTUDA EM CIÊNCIA POLÍTICA?
De acordo com o portal Mundo Educação, o campo da ciência política é utilitário no avanço aos estudos de mecanismos de poder, além de explorar atuação de agentes políticos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário; fora as relações internacionais e o papel de pessoas vinculadas ao mercado financeiro e suas ligações às instituições governamentais. Ainda segundo a plataforma, “também compõem a grade básica dos cursos matérias relacionadas ao Direito, à Economia, à Sociologia, à Filosofia e uma grande parte de estudos vinculados à História”.
QUAIS ASSUNTOS SÃO INDISPENSÁVEIS DENTRO DAS DISCIPLINAS INCORPORADAS NO BACHARELADO?
Teorias Políticas, que explora as principais correntes políticas e variações, como socialismo, feminismo, libertarismo, anarquismo, liberalismo econômico, conservadorismo e etc.; Métodos de Pesquisa, que introduz táticas imprescindíveis às pesquisas quantitativas e qualitativas, além de análises estatísticas e entrevistas; Comparação de Sistema Político, que, conforme o nome se autoexplica, analisa as principais formas de governo mundo afora; RelaçõesInternacionais, que injeta conhecimento na subárea enfocada nas interações das maiores nações do globo contendo decisões das organizações internacionais e seus devidos impactos na economia, nos direitos humanos e nos tratados intergovernamentais; Políticas Públicas, que ilustra a criação, a aprovação e a sustentação das propostas de politicas a nível coletivo, conhecidas como públicas por serem subsidiadas com verba pública, e por último, mas não menos importante, Administração Pública, teoria e prática de funcionamento da Administração Pública – esferas estatais.
QUAL É A GRADE CURRICULAR DE CIÊNCIA POLÍTICA DA REPUBLICANA?
Comunicação e Expressão; Teoria Sociológica; Matemática e Raciocínio Lógico e Quantitativo; Introdução à Ciência Política; História Econômica, Política e Social do Brasil; Métodos e Técnicas de Estudos no Ensino (EaD); Administração e Comunicação; Economia e Estatística; Políticas Públicas; Teoria Política; Administração Pública; Direito Constitucional e Federalismo (EaD); Teoria Política II; Pensamento Político Brasileiro I; Lógica da Programação e Banco de Dados; Planejamento e Gestão Governamental; Economia Brasileira (EaD); Sistemas Eleitorais e Partidos Políticos; Pensamento Político Brasileiro II; Métodos Quantitativos I; Processo Legislativo; Planejamento e Gestão de Projetos Públicos; Formulação e Avaliação de Políticas Públicas (EaD); Métodos Quantitativos II; Métodos Qualitativos; Comportamento Político e Opinião Pública; Políticas de Direitos Humanos; Análise de Dados; Desenvolvimento Sustentável, Gov Tech - Plataformização e Digitalização da Política.
Conheça a ementa completa da graduação em Ciência Política clicando aqui.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA A SOCIEDADE?
Adentrar a academia via graduação em Ciência Política acarreta na capacitação profissional de futuros agentes de estruturas, processos e estudos históricos e geopolíticos que dizem respeito à governança. A imersão política conhece a fundo as estruturas, os processos, os mecanismos e comportamentos correspondentes associados ao poder, à governança e à política. Este artigo busca destacar a relevância da Ciência Política para a formação de cidadãos críticos, objetinvo a correta análise de políticas públicas e o firmamento da democracia e da justiça social.
Entenda mais acerca do conceituado segmento no portal da Republicana acessando os links abaixo:
1. Quanto ganha um cientista político?
2. Qual é o mercado de trabalho do cientista político?
3. 3 de maio: dia do cientista político
4. Políticas públicas na prática
5. Por que estudar Ciência Política?
A graduação contribui na formação de indivíduos críticos e consolida futuros profissionais que fazem toda a diferença na sociedade.