Aconteceu nesta quinta-feira (17) o primeiro encontro virtual da nova turma do curso de graduação em Ciência Política EaD, a pioneira da modalidade na Faculdade Republicana. O encontro reuniu o diretor-geral da instituição, Dr. Valdir Pucci, a equipe de atendimento ao aluno e os discentes da classe.
Pucci iniciou falando aos futuros cientistas políticos sobre os objetivos da faculdade e do curso. “Queremos formar profissionais plenos, que possam ser políticos, mas também analistas, consultores ou servidores. Em resumo: um profissional que consiga enfrentar os mais diferentes desafios do mercado”, afirmou.
Conforme explicou, ano após ano, a Republicana se consolida como referência na área da formação política, da gestão e do direito público. Com o primeiro curso de graduação à distância, a instituição amplia seu alcance e pode levar o ensino e a formação de qualidade para fora de Brasília, onde está sediada.
Pucci, que tem entre suas formações a Ciência Política, explicou o surgimento da profissão e as diferenças entre os modelos brasileiro, americano e europeu.
“Ciência Política não é discutir política. Isso podemos fazer em vários ambientes. Outra coisa é estudar a política baseada em uma palavra chave que é a ciência. O nosso curso tem um diferencial, pois tem ênfase na prática, na realidade do mercado e no uso das tecnologias disponíveis”, ressaltou o diretor. Para ele, o pensamento crítico e a teoria são importantes, mas a prática baseada nesta teoria é essencial.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
O aluno Davi Reis relatou sua experiência profissional em órgãos governamentais e na iniciativa privada. Atualmente, destacou, desenvolve sistemas de pesquisa e gestões de campanha eleitoral. Por essa razão, decidiu se graduar em Ciência Política. “Trabalho na área política de forma intuitiva e, agora, vejo a necessidade dessa formação para o aprimoramento do que eu faço”, disse.
Já Patrícia Carvalho, que tem formação em Ciências Contábeis, falou que buscou uma segunda graduação para ter mais conhecimento para atuar em defesa de sua comunidade. A aluna é conselheira tutelar e acredita que poderá aprender muito mais sobre a leitura de cenários, o que foi reforçado pelo diretor-geral. “Com certeza terá uma base muito mais sólida para o seu campo de atuação”, reforçou.
Texto: Djan Moreno