Artigos

Principais áreas de atuação para quem faz graduação em Direito

11/4/2023
21/11/2023
Graduação em direito Brasília

Quando o assunto é formação em Direito, muitas pessoas pensam que é possível atuar apenas em tribunais, entretanto, o profissional que se forma nessa área, consegue escolher diversos ramos para atuar.

Por mais que a carreira de advogado seja uma das que mais enche os olhos, principalmente de quem está querendo uma boa carreira, é possível optar por diversas outras áreas. Todo o processo de graduação, dura em média cinco anos, onde aborda várias ramificações com o intuito de preparar o profissional para o futuro no mercado de trabalho.

Por isso, se você tem o desejo ou está perto de se formar em Direito, leia o nosso artigo até o final e fique por dentro das principais áreas de atuação para os profissionais com essa formação.

1. Direito Civil

A área de direito civil é considerada uma das mais amplas para o advogado ou advogada. Isso porque ele passa a cuidar de todos os interesses dos cidadãos, podendo ser em relação a casamento, divórcios, aquisição de bens, entre outros.

Desta forma, além de se graduar em Direito, é necessário o profissional se especializar em Advocacia Pública, Direito da Família ou também, Assessoria jurídica e pública.

2. Direito Penal

O direito penal é um dos mais conhecidos. É responsável pela parte punitiva da sociedade. Ou seja, o profissional é responsável por definir crimes e estabelecer penalidades para infratores. Nesse sentido, a sua principal função é tanto defender quanto acusar os indivíduos ou organizações de crimes ou fraudes.

3. Direito Tributário

Também conhecido como Direito Fiscal, é a área do Direito responsável pelo procedimento de arrecadação de tributos. Estabelece obrigações tributárias, além da regulamentação das suas aplicações. O profissional pode atuar em ações judiciais, sendo também procurado por muitas empresas para que possam estar em situação irregular em relação ao Fisco e necessitam de ajuda para realizar todas as obrigações necessárias.


4. Direito empresarial

Essa área do Direito, também chamada de Direito Comercial, é responsável pela regulamentação das relações entre organizações e indivíduos, podendo ser a contratação, acordos comerciais e dissolução de empresas. Assim, o profissional de Direito, possui o dever de lidar com questões e causas empresariais, que podem envolver desde a abertura ou fechamento de empresas, registrar marcas, processos de falência, etc. Além disso, ele também pode ajudar na tomada de decisões por meio da orientação jurídica.


5. Direito do Trabalho

Nessa área, o profissional é responsável por regulamentar relações entre empregado e empregadores, incluindo questões como contratação, salários e condições de trabalho. Em outras palavras, ele passa a auxiliar colaboradores ou empregadores que necessitam se livrar de processos ou situações de indenização.


Em suma, são diversas as áreas que quem faz graduação em Direito pode atuar, mas. É importante escolher aquela que mais se adequa a sua realidade.

O curso de Direito está entre as graduações ofertadas pela Faculdade Republicana. Venha conferir no nosso site esse e outros cursos e faça já a sua inscrição.