Dia do Cientista Político é comemorado com palestra sobre clássicos do "pai da ciência política"
As turmas de Ciência Política da Faculdade Republicana participaram de uma palestra na terça-feira (7) com o Dr. José Deocleciano explorando a temática “A Contemporaneidade da Obra de Maquiavel para a Ciência Política”. O evento aconteceu em celebração ao Dia do Cientista Político, comemorado nacionalmente em 5 de maio.
Segundo Deocleciano, “a obra é um clássico da teoria política moderna. A trajetória de um ator político no contexto democrático necessita de uma percepção muito clara de recursos, capacidade e dos objetivos que o sujeito possui na política. Para o acadêmico, “é preciso adquirir habilidades e competências ao conhecer uma obra como a de Maquiavel, fora outras disciplinas do curso da Republicana que garantem ao estudante que passe a ter uma percepção analítica, a ter uma perspectiva histórica do processo de concepção das instituições e do próprio fazer político. Essas capacidades são muito importantes para o mercado quando esse aluno, por vezes, estará na posição de assessor ou de analista e que às vezes esse componente adquirido em instituições como esta contribuirá para isso, para formular um processo decisório àquele que atende com um olhar mais consistente”, discorre.
O graduando Daniel Kennedy rasgou elogios ao encontro: “A aula do doutor Deocleciano foi fantástica e muito agregou. Maquiavel é um autor elementar por ser considerado básico na área política, então todo mundo que aprecia Ciência Política, Sociologia e Relações Governamentais necessita conhecer sua obra. O professor Deocleciano foi brilhante ao elucidar que o político precisa ser pragmático para alcançar o sucesso eleitoral. Eu não vi o tempo passar, foi muito prazeroso e aproveito para parabenizar a Faculdade Republicana pelo proporcionado hoje”, salienta.
Ana Leide, estudante de Ciência Política, comentou que “na graduação lemos O Príncipe, clássico do autor, que é um livro inspirador, mas que também traz uma dose de perturbação a respeito do que de fato devemos aplicar no campo político. Sem dúvidas é um autor que traz entendimentos e inspira o ator político a ser mais agressivo em determinados contextos. A palestra foi esclarecedora e apresentou um apanhado de séculos para a contemporaneidade com benefício acadêmico inesquecível. Toda vez que a faculdade traz inspirações do passado para o nosso presente nos acrescenta bastante”, ressalta.
Participação dos cientistas políticos formados pela Republicana
Também participaram da palestra como convidados os cientistas políticos recém-formados pela Republicana. Na ocasião, eles receberam uma placa com fotos realizadas no dia da colação de grau, em homenagem. Uma das representadas do momento celebrativo foi Cristiani Santos, que não poupou agradecimento: “Em nome dos formados recentemente em Ciência Política na casa, agradeço à Faculdade Republicana, pois foi um gesto de apoio, incentivo e reconhecimento pelos anos de dedicação e estudos. Agradeço também por todo o conhecimento e experiências que nos foram proporcionadas durante a jornada acadêmica. Uma celebração que com certeza ficará guardada na memória”.
Cosmo Valadares, igualmente recém-formado pela IES, fez questão de levantar os pontos altos do encontro. “Hoje tivemos uma aula diferenciada, ainda que a obra de Maquiavel seja atemporal ainda nos surpreendemos com a relevância. A faculdade está de parabéns por trazer profissionais de alto nível munidos de tantas informações benéficas para a nossa carreira”, finaliza.