Notícias

Republicana promove integração com alunos de ensino médio

8/10/2024
9/10/2024
Estudantes do Centro de Ensino Médio Paulo Freire participam de projeto de extensão em Ciência Política

                                                Futuros formandos de 3º ano receberam estreia de projeto

Brasília (DF) – Cerca de 15 estudantes de programa de extensão em Ciência Política da Faculdade Republicana apresentaram na manhã desta terça-feira (8) o projeto da cartilha Cidadania Ativa a turmas que cursam o 3º ano do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, localizado na quadra 608 da Asa Norte. O colégio recebeu também os docentes responsáveis pela integração, Fábio Vidal e Rogério Madeira.

De acordo com Vidal, coordenador acadêmico da IES, o intuito da cartilha Cidadania Ativa é desenvolver um informativo que explica quais direitos e deveres básicos que podem e devem ser praticados por qualquer cidadão brasileiro em todo o território nacional. Para tanto, pensando em inovação e na necessidade de adaptar a linguagem tendo como fonte direta a nova juventude, o grupo focal escalado para a missão ofereceu aos jovens formandos do antigo segundo grau a oportunidade de colaborarem sugerindo atualizações de acordo com sua realidade.

O coordenador acompanhou toda a atividade e opinou acerca do encontro: “Tivemos aqui uma experiência muito interessante aplicando a técnica de pesquisa de grupo focal com os alunos de 3º ano. Essa técnica faz parte da atividade de extensão em Ciência Política e os participantes estão desenvolvendo aptidões necessárias para a área”, destaca.

Para Madeira, “hoje tivemos a oportunidade de trabalhar com uma metodologia, ou seja, colocamos em prática o que aprendemos em sala de aula. A experiência foi excelente, a escola Paulo Freire foi uma ótima escolha, os alunos gostaram e nós também”, celebra o docente.

Prestes a se formar no colégio Paulo Freire, Madalena elogiou a iniciativa.  “Hoje fizeram com que a gente refletisse sobre nossos direitos e deveres, coisa que não costumamos pensar muito, então o tema é muito importante e também foi bem legal conhecer uma faculdade que propõe esses temas sociais”, comentou a jovem, que aos 18 anos está em etapa inicial de transição de gênero.

Compenetrada na tarefa de obter as melhores dicas da mudança de linguagem geracional, a acadêmica da Republicana e integrante da equipe de extensão Rosângela ficou surpresa com o nível de conhecimento dos adolescentes: “O tema da dinâmica listou nossos direitos e deveres civis. Durante a ação vimos o quanto eles conhecem bem o assunto, o que foi bem gratificante porque tivemos uma troca bem rica”, ressalta.

O lançamento da cartilha Cidadania Ativa está previsto para o começo de 2025 e será divulgado nas redes sociais da IES.

Por Ellen Fernandes – Ascom Republicana
Fotos: Andreza Simôa – Ascom Republicana