Brasília, 1º de agosto - A Faculdade Republicana realizou nesta quinta-feira (1º) uma reunião de colegiado como preparação para o início do semestre letivo, que começa na próxima segunda-feira (5). Durante o encontro, que contou com a participação de professores, diretoria e equipe técnica, foram discutidas as práticas pedagógicas para o novo período, além de diversas orientações para o retorno às aulas.
O diretor-geral da instituição, professor Dr. Valdir Pucci, afirmou que a palavra-chave do semestre será acolhimento. Isso porque, conforme explicou, a faculdade está em franco crescimento e cada turma é formada por alunos com realidades distintas. “Como professores, cada um em seu estilo, vamos nos adaptar ao contexto de cada aluno”, salientou.
Pucci destacou ainda que a Republicana continuará zelando pela excelência no ensino e que o empenho de cada um garantirá resultados cada vez mais positivos para os alunos e para a instituição.
A psicopedagoga Carol Estrela, responsável pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NUAP), ressaltou que todo o corpo docente e quadro técnico da instituição deve estar preparado para o ensino inclusivo, com a utilização de tecnologias assistivas e técnicas pedagógicas que contemplem a todos os alunos, inclusive aqueles com algum transtorno funcional, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
“Com mudanças simples já fazemos a diferença na vida do discente, como se atentar para que uma questão de prova não comece em uma página e termine em outra. Para muitos o que é óbvio, pode não ser para outros. Quando olhamos para esses detalhes estamos cuidando para que o aprendizado seja cada vez mais eficaz para todos”, ressaltou.
Reportagem: Djan Moreno
Revisão: Ellen Fernandes
Fotos: Carlos Gonzaga