O deputado distrital Martins Machado, que também é aluno da Republicana, compartilhou experiências sobre os desafios do Legislativo
Brasília (DF) - Representatividade, vivência na prática parlamentar, atribuições da Câmara Legislativa do Distrito Federal e particularidades da Casa foram motes do evento “Os Desafios do Poder Legislativo Distrital: da Teoria à Prática”, ocorrido durante a noite desta segunda-feira (11) pela Faculdade Republicana. A instituição promoveu a estreia do projeto Roda de Conversa, iniciativa que consiste em dar voz a convidados de relevância em determinados campos para ilustrar sua experiência acadêmica e/ou profissional aos estudantes da Instituição de Ensino Superior (IES). O selecionado da vez foi o deputado distrital Martins Machado, também aluno de Ciência Política da Republicana.
De acordo com o coordenador acadêmico Fábio Vidal, o encontro visa preencher lacunas tanto de docentes quanto discentes a respeito de curiosidades, serviços de utilidade pública e assuntos em alta direto da fonte: “A graduação trabalha com relação de poder, um dos diferenciais é propiciar aos estudantes o encontro com os decision makers (tomadores de decisão), certo? Nesses encontros pedimos que tragam seus assessores, por sabermos que o aluno de Ciência Política entenderá de dinâmica de poder. Estabelecer a ponte entre o nosso estudante e a situação de tomada de decisão é o mote do projeto. Por estarmos em Brasília, poucas pessoas conseguem compreender a importância do legislativo distrital e gostaríamos de mostrar que ainda há oportunidade de emprego na Câmara Distrital”, destaca Vidal.
Debate produtivo
Ao responder questionamentos dos presentes, o deputado distrital destacou que entre os principais desafios do Legislativo atualmente está a necessidade de manter o foco na aprovação de medidas e na fiscalização de ações que realmente atendam às necessidades da sociedade ao mesmo tempo em discussões ideológicas e embates entre base e oposição acabam ocupando boa parte do tempo. O parlamentar explicou ainda que, apesar de boa parte dos profissionais que atuam em gabinetes parlamentares ser composta por pessoas que já têm algum tipo de participação ativa na política, há cargos extremamente técnicos e profissionais das áreas da ciência política, do direito e da comunicação estão entre os mais requisitados por serem peças fundamentais para os mandatos.
Segundo Breno Amaral, a proposta foi bem-sucedida: “Hoje foi um debate muito produtivo com o Martins Machado. Ele respondeu todas as nossas perguntas e tivemos a conclusão de que para ser um bom cientista político é preciso ser flexível e atualizado e para ser um bom parlamentar é necessário manter uma excelente comunicação com autoridades de todos os partidos para que as leis obtenham votos necessários”, ressalta.
“Hoje o encontro atendeu minhas expectativas e foi muito enriquecedor”, alegou a graduanda Francisca Moreira.
Os grupos do bacharelado em Ciência Política que participaram da dinâmica estão atualmente estudando Processo Legislativo e Teoria Política e se aprofundando no autor francês Montesquieu, famoso por denominar métodos de restrição de poder. Para Vidal, o assunto abriu parâmetros didáticos que vão além das salas de aula: “Gostaríamos de ver quais são as implicações de moderação de poder, quais embates a CLDF teve com MP, por exemplo”, provocou o docente.
O estudante Mateus Garbi aprovou a roda de conversa e garantiu que serviu para compreender o papel legislativo: “Fiquei bem ansioso para elaborar perguntas para o deputado e bem feliz com a proposta da faculdade. Minhas expectativas foram superadas. O deputado falou sobre o que faz um cientista político e nos tirou muitas dúvidas. Agradeço à Republicana pelo evento porque estou com uma visão de mundo muito mais ampliada”, garante.
“Graças às nossas conquistas atendemos as demandas da população. Estar aqui compartilhando as nossas experiências foi uma experiência gratificantes. A gente vê aqui que os alunos são amantes da política e desse universo. Por essa razão, a maioria escolheu o curso de Ciência Política. Aqui também aprendi com eles até por que também sou aluno. Além disso falei das minhas vivências na Câmara Legislativa e dos desafios que enfrentamos. Tenho certeza que daqui, com toda a excelência no ensino, sairão grandes profissionais", concluiu Martins Machado.
Por Ellen Fernandes – Ascom Republicana, com informações de Djan Moreno e Andreza Simôa
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom Republicana