A Faculdade Republicana promoveu nesta quinta-feira (21) um ato em alusão à campanha “Setembro Amarelo”, pela valorização da vida e em combate ao suicídio. A ação foi coordenada pela psicopedagoga da instituição, Profª Carol Estrela, e contou com apresentação de uma mini palestra gravada pelo psicólogo Israel Estrela sobre relacionamentos; além da entrega simbólica de mensagens, flores e bombons.
Pós-graduado em psicanálise e especialista em relacionamentos, Israel Estrela abordou o ciclo da autossabotagem, como ele se inicia e as dores e sofrimentos provocados. O psicólogo citou as fases desse processo e convidou os alunos a conhecerem mais do que chamou de “processo de blindagem da mente” por meio de um acompanhamento em grupo no WhatsApp.
“É importante continuar estudando, desenvolver as habilidades profissionais, mas também cuidar de si. De nada vale o nosso intelectual se não soubermos quem somos”, ressaltou.
SAÚDE MENTAL
Para Carol Estrela, a Republicana tem demonstrado sua responsabilidade social e, mais uma vez, proporciona momentos que vão além das atividades acadêmicas. “Foi uma ação muito válida. As doenças mentais atingem milhões de pessoas. Falar sobre isso é preciso e a orientação é fundamental. Antes de sermos excelentes profissionais, devemos ser bons seres humanos. Caso contrário, de nada adianta”, disse. A psicopedagoga comemorou a receptividade dos alunos ao tema.
Gabriel Ribeiro, calouro de Direito, ressaltou que a atividade foi extremamente importante, pois levou todos à reflexão. “É muito importante que os traumas do passado sejam tratados. Sejam eles grandes ou pequenos, como foi dito, pois eles acabam influenciando na nossa juventude e na vida adulta. Quando não tratados, levam muitas pessoas a desistir, tudo por haverem essas questões não resolvidas. É importante tratarmos tudo isso porque antes de sermos grandes profissionais, precisamos estar bem conosco mesmo e bem resolvidos em nosso interior”.
Jodna Vaz, aluna de Ciência Política, classificou o momento como “sensacional”. “Pude sentir uma paz enorme em cada palavra dita pela nossa psicopedagoga e também pelo palestrante”. Também acadêmica de Ciência Política, Eliane Gonçalves disse que aprendeu muito. “O ponto que mais me marcou foi que essa autossabotagem inconsciente, se não for rompida, pode atingir nossos filhos. É algo que não quero jamais. Por isso, é tão importante cuidarmos da nossa saúde mental”, destacou.
A Faculdade Republicana tem colocado em prática uma série de ações com foco em áreas como assistência social, bem-estar, governança e meio ambiente. Além do Setembro Amarelo, com foco na saúde mental de alunos e colaboradores, a instituição lançou campanhas como a “Abraço Quentinho”, voltada a doação de cobertores e agasalhos a pessoas em situação de rua e tem investido na capacitação dos funcionários quanto às boas práticas de ESG.
Reportagem: Djan Moreno
Fotos: Carlos Gonzaga