Simpósio sobre Governo Digital movimenta a Republicana com a presença de autoridades e especialistas

21/11/2023
Ministro Luiz Fux palestra na Faculdade Republicana

 

A Faculdade Republicana e a Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizaram, em Brasília, o Simpósio FRB — Governo Digital e a Municipalidade. Alunos da instituição tiveram a oportunidade de participar como espectadores de palestras com especialistas e autoridades dos três poderes da República. Ao longo da programação, os acadêmicos conheceram sobre a legislação referente ao GovTech e os processos de adequação da administração pública à prestação de serviços por meio digital.

O diretor-geral da Faculdade Republicana, Valdir Pucci, destaca que a instituição nasceu com o propósito de ser referência educacional na formação de profissionais para atuarem no setor público e na Ciência Política. “Eventos como esse estão dentro do nosso propósito e trazem o aluno para o centro do debate sobre temas atuais e de grande relevância”, explicou.

O diretor revelou que a Republicana tem trabalhado para o lançamento de um laboratório de GovTech para ser referência no assunto e “alimentar prefeituras no sentido de boas ideias e boas propostas de inovação tecnológica".

O evento contou com a palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, que foi o responsável pela implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Supremo e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante sua presidência. De acordo com o magistrado, a justiça eletrônica otimizou os processos e tem reduzido a burocracia. O Judiciário foi o primeiro dos três poderes a aderir de forma ampla à governança digital.

O 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, e o governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, também participaram do evento. De acordo com Pereira, o governo digital não é mais o futuro como antes se dizia, mas sim o presente. “É uma necessidade para melhorar a qualidade dos serviços públicos, que é o objetivo principal dos governos”, afirmou.

Durante a programação, o CEO da empresa RW3, Roberto Florentino, palestrou sobre “Governo Digital e X-via — A nova gestão pública no Brasil”. Já o ex-presidente da ABDI e sócio-diretor da Solomon’s Brain, Guto Ferreira; e o diretor Valdir Pucci falaram sobre “GovTech e a municipalidade”, tema central do simpósio. Prefeitos e parlamentares de várias regiões do país participaram de rodas de conversa nas quais relataram experiências exitosas em seus municípios e os desafios enfrentados para melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população.

OPORTUNIDADE ÚNICA

Voltado para prefeitos, parlamentares, secretários e assessores, o Simpósio foi aberto ainda para a participação dos alunos da Faculdade Republicana. Para Cristiane Santos, acadêmica de Ciência Política, essa foi uma oportunidade única. "Para mim, foi uma honra estar aqui aperfeiçoando meu conhecimento. A Republicana nos dá essa oportunidade única, pois a gente não fica apenas com o aprendizado da sala de aula. No simpósio nós pudemos ouvir a realidade das cidades, dos municípios. Para o meu crescimento profissional, foi muito bom", afirmou.

Já Noêmia Bispo, aluna do curso de Direito, reforçou a importância do momento. “É o meu primeiro semestre e já tive essa oportunidade de participar de uma discussão tão atual e importante com a presença de ministro do Supremo, governador, parlamentares e diversas outras autoridades. Já fui de outra faculdade e vejo que aqui esse é um grande diferencial”.