A Faculdade Republicana realiza semestralmente o Vestibular Social, programa que garante acesso ao ensino superior a pessoas de baixa renda e que ainda não têm faculdade. Durante o processo seletivo, os inscritos passam por avaliação escrita, participam de uma dinâmica e assistem à palestra sobre as carreiras.
O coordenador acadêmico da instituição, professor Me. Fábio Vidal, explica que a Faculdade Republicana tem a preocupação de levar ensino de qualidade a todas as camadas da sociedade. “Entendemos que a inserção de pessoas com menor poder aquisitivo no ensino superior contribui, ao mesmo tempo, com a inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho”.
UMA NOVA HISTÓRIA
Para Agostinha Mendonça, discente de Ciência Política, o Vestibular Social da Faculdade Republicana foi o início de uma nova história. “É uma nova etapa da minha vida. Estou feliz em fazer esse curso, pois tenho o objetivo de conhecer mais a política, a história do Brasil e tudo que tem por trás delas para ajudar no desenvolvimento de projetos para a minha comunidade e para o nosso país”, afirmou a acadêmica que reside em Valparaíso de Goiás, no Entorno de Brasília.
A caloura Clara Agnes acredita que poderá trilhar um grande caminho na ciência política. "Estou aqui para garantir meu aprendizado, me esforçar bastante e aprender tudo que a ciência política pode me ensinar. Acredito que essa área vai me abrir grandes possibilidades".
BOLSAS
O Vestibular Social garante bolsas de até 100% para os primeiros colocados durante toda a graduação, desde que os candidatos aprovados cumpram todos os critérios estabelecidos em edital, entre eles ter renda mensal familiar de até R$ 3 mil ou individual (para quem mora sozinho) de até R$ 1.500,00; e não possuir graduação.
Reportagem: Djan Moreno
Fotos: Djan Moreno e Marcos Souza