Telefone : 61 3772.4141

Corpo
Docente

A Faculdade Republicana é um projeto inédito no Brasil: trata-se da primeira Instituição de Ensino Superior (IES) mantida por uma fundação partidária.

Isso aconteceu porque entendemos que o desenvolvimento da democracia exige atores públicos mais preparados, sejam eles assessores, políticos, gestores públicos, jornalistas, organizações sociais ou profissionais de relações governamentais.

Os valores da Faculdade Republicana são ligados à conservação e ao aperfeiçoamento da autoridade democrática. Em termos práticos, queremos contribuir para uma ordem política livre, plural, conectada às prioridades das pessoas, ética e eficiente na universalização das condições de cidadania. Nossa missão é promover formação e treinamento em alto nível para atuação em assessorias, redações de jornais, funções públicas, movimentos sociais e processos eleitorais.

Os cursos de graduação e pós-graduação trabalham as várias dimensões do processo político, promovendo formação teórica e prática do funcionamento das instituições no Brasil e no mundo. Para tanto, nossos professores combinam formação acadêmica e atuação política, oferecendo o que há de melhor em nosso país para nossos alunos.

Valdir A. Pucci

Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorando em Direito Constitucional pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) na linha de pesquisa em políticas públicas, constituição e organização do Estado. Foi coordenador dos cursos de Direito da UNICEPLAC e do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e professor substituto, no Instituto de Ciência Política da UnB. Tem experiência na área de Ciência Política, Direito Eleitoral e Constitucional, com ênfase em Estado e Governo.

Paulo Marques

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pertence à carreira de Gestor de Políticas Públicas do Ministério do Planejamento e, atualmente, exerce o cargo de diretor de Educação Continuada da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Tem experiência na área de políticas públicas, avaliação de programa, avaliação de política, atendimento socioeducativo e educação.

Fábio Vidal

Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília – UnB, onde também é mestrando em Sociologia. Em relação sua área de pesquisa, dedica-se ao estudo da raça na atuação política dos deputados federais. A esse percurso de aprendizagem e aprimoramento soma-se o período que passou na Irlanda fazendo um intercâmbio cultural. Possui experiência em cursos gerenciais voltados à gestão administrativa. Além de ministrar palestras e seminários em diversos estados e no DF. No campo da consultoria política trabalha com diferentes tipos de pesquisas e acompanhamento do Poder Legislativo.

José Luiz Pagnussat

Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor e chefe do departamento de Economia da Universidade Católica de Brasília (UCB) e é professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Também foi presidente do Conselho Federal de Economia.

Marcos Jorge

É mestre em Políticas Públicas e Gestão Governamental pelo Instituto de Direito Público (IDP), foi Ministro da Indústria e Comércio Exterior e Serviços (MDIC) em 2018. Atualmente, exerce o cargo de Secretário de Planejamento do estado de Roraima. Foi membro do conselho fiscal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do conselho fiscal da Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME). Foi Secretário-Executivo do Ministério dos Esportes, entre outros cargos da Administração Pública Federal.

Igor Calvet

Doutorando e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). É servidor público da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Também atuou como analista de Mercado, na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Atualmente, exerce o cargo de Secretário Especial Adjunto na Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade, ligada ao Ministério da Economia.

Marilene Matos

Mestre em Constituição e Sociedade. Pós-graduada em Direito Constitucional e Direito Processual Civil. Graduada em Direito. Atualmente é servidora na Câmara dos Deputados como advogada e docente. Autora de vários artigos científicos.

Presidente da mantenedora

- Renato Junqueira

Graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e Pós-Graduando em Compliance e Relações Governamentais (Uninter)


Diretor da Faculdade

- Leonardo Barreto

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em comportamento político e instituições governamentais. Foi professor substituto da UnB, coordenador do curso de Ciência Política do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), consultor da Fundação Republicana Brasileira (FRB) desde 2007.

© Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AB9 Company

Agradecemos a sua mensagem. Entraremos em contato por email ou telefone.